Levantamento publicado pela ONG Contas Abertas revela que os brasileiros estão cada vez mais em busca de seus direitos. Nos últimos três anos, as ouvidorias federais receberam um incremento de 300 mil manifestações da população. Criada em 2003, a Ouvidoria-Geral já recebeu cerca de sete milhões de notificações. As ouvidorias são departamentos que recebem reclamações, elogios e sugestões sobre os serviços prestados por alguma empresa ou por órgão públicos. São 148 unidades nos principais órgãos e entidades federais do país.
No caso da Ouvidoria-Geral, trata-se de uma ponte entre a administração pública e a população. Esses dados revelam que a sociedade está mais participativa. Flávio Manoel, estudante, considera que a sociedade está mais participativa e que as ouvidorias executam o trabalho eficientemente. "O cidadão, hoje em dia, vai atrás de seus direitos e conta com um apoio forte para não ser lesado", disse.
Descrença no serviço público
Descrença no serviço público
Pesquisa recente encomendada pela Comissão de Ética Pública, órgão vinculado à Presidência da República, revelou que 44% dos entrevistados consideram que o servidor público atua disciplinarmente apenas para cumprir sua jornada de trabalho. A maioria dos entrevistados, quase 58%, acredita que o serviço público no país é amador ou semi-profissional. E mais 49% acham que os servidores públicos não estão preparados para o trabalho deles.
Quem quiser fazer reclamações, tirar dúvidas ou mandar sugestões sobre o atendimento nos serviços públicos federais pode acessar o endereço eletrônico da Ouvidoria do Servidor ou a da Ouvidoria-Geral da CGU.
Repórter Daniel Vidal
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