Thursday, September 04, 2008

Documentário O universo paralelo das torcidas

TORCIDAS ORGANIZADAS

Documentário de estudantes do curso de Comunicação Social da FESBH mostra perfil de integrantes das torcidas organizadas de Cruzeiro e Atlético

É indiscutível a paixão do brasileiro pelo futebol. Alguém conhece um amigo, vizinho ou colega de trabalho que admita, com tranquilidade, a superioridade do time rival? Razões não faltam para definir os motivos que levaram o time do coração a uma derrota: um juiz ladrão, mal intencionado ou cego. E, por outro lado, se o time não joga bem, ou foi o ténico que não soube escalar ou o atacante estava num dia ruim. Movidos por esta paixão nasceram as torcidas organizadas dos clubes de futebol que, ao longo dos anos, têm sido alvo de críticas em função dos inúmeros casos de violência que protagonizaram.
A violência ao redor do futebol não é acontecimento novo e há exemplos na história do futebol brasileiro e mundial de atos de extrema violência entre torcedores. O que é inédito é o movimento social de jovens em torno de uma organização que difunde novas dimensões culturais e simbólicas no cotidiano urbano, amoldando o comportamento dos inscritos.
Com o objetivo de traçar o perfil destes torcedores e os motivos desse aumento considerável de violência, os alunos do 7º Período do curso de Comunicação Social da FESBH estão produzindo o documentário "O universo paralelo das torcidas" que retrata o comportamento dos integrantes das torcidas organizadas dos clubes mineiros, Atlético e Cruzeiro. Segundo Bruno Oliveira Dias, pesquisador da instituição, além do comportamento, o projeto experimental visa demonstrar o relacionamento das torcidas organizadas com a ADEMG, órgão que administra os estádios de futebol no estado, e a Polícia Militar. "O documentário será produzido com imagens das torcidas durante os jogos, no Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte e reuniões entre os integrantes na sede dos clubes", explica o pesquisador. O projeto, que está em fase de pré-produção até o término do segundo semestre deste ano, será apresentado à banca examinadora em julho de 2009.

No comments: